Qual é a forma correta de respirar durante a musculação


A respiração é um aspecto de grande relevância no treinamento da musculação. Por vezes, pode causar alguma dúvida ao praticante, no que se refere ao momento de inspirar, expirar ou mesmo  bloquear a respiração, durante a execução de um determinado movimento.

Do ponto de vista fisiológico, a respiração é o processo em que trocamos oxigênio e gás carbônico com o meio ambiente. O objetivo da respiração é fornecer oxigênio a todos os tecidos do organismo, e também remover o dióxido de carbono, resultante do metabolismo celular.

Os músculos utilizados na inspiração são: diafragma, esternocleidomastoideo, intercostais externos, escalenos e serráteis anteriores.  Já os músculos utilizados na expiração são: intercostais internos, reto abdominal, e demais músculos localizados na parede anterior do abdômen.

A respiração pode ou não ser feita de forma coordenada às fases do movimento.

Os tipos mais comuns são:

Respiração livre: também chamada continuada, ocorre quando não existe uma preocupação em inspirar ou expirar em determinada fase do movimento. Acontece naturalmente durante as repetições do exercício.

Respiração bloqueada: (também chamada de apnéia) acontece quando se prende a respiração durante a execução dos exercícios.

Cabe salientar que na respiração bloqueada, que é o ato de prender excessivamente o fluxo de ar, com a glote fechada (manobra de valsava), durante a execução de treinamento de força, pode ocasionar uma elevação substancial da pressão arterial e causar tontura. Portanto, deve ser evitada!

Respiração passiva: ocorre quando se expira na fase concêntrica (fase em que a força muscular vence a resistência) do movimento e se inspira na fase excêntrica (fase em que a resistência vence a força muscular). 

Quando se faz um exercício de força, a fase de maior dificuldade é aquela em que se vence a resistência - fase concêntrica do movimento. 


Nesse momento a contração abdominal acontece de forma mais vigorosa, com o objetivo de estabilizar o corpo, concentrando mais a força para o movimento desejado. Além disso, por ser um músculo expiratório, o músculo abdominal quando contraído, ajuda a expelir  o ar de maneira mais enérgica .


Assim sendo, pode-se considerar que a respiração passiva se molda mais favoravelmente à fisiologia da mecânica respiratória, sendo por isso, a mais recomendada e eficiente para a grande maioria dos exercícios de MUSCULAÇÃO.


De maneira geral, nosso organismo se adapta naturalmente a cada movimento. Mas lembre-se, procure sempre evitar o bloqueio da sua respiração! 


Prof. Gil - Academia Fitness World