Exercícios Físicos no Inverno

Quando chega o frio, geralmente, a tendência é que as academias fiquem mais vazias e as pessoas fiquem em casa, comendo mais.

Dar continuidade aos exercícios físicos no inverno é essencial para se ter uma vida mais saudável, assim como manter e aprimorar a estética corporal.

Fazer exercícios no inverno é uma excelente estratégia para quem quer chegar em forma no verão, pois leva tempo para se adquirir os resultados desejados com o treinamento, e quanto antes iniciar, melhores serão os resultados colhidos no verão.

Durante as estações mais frias, alguns cuidados extras devem ser tomados.

Aquecer bem é fundamental, pois durante o aquecimento você aumenta a temperatura corporal, diminuindo o risco de lesões. O aquecimento promove um aumento do fluxo sanguíneo local, da oxigenação dos músculos, da eficiência metabólica, da velocidade de transmissão dos impulsos nervosos, da capacidade das articulações de suportar carga etc.

Existem dois tipos de aquecimento: o geral e o específico.

O aquecimento geral deve permitir um funcionamento ativo do organismo como um todo. Para isso, devemos fazer exercícios que utilizam grandes grupos musculares. Correr ou pedalar são excelentes alternativas.
O aquecimento específico deve ser realizado após o aquecimento geral. Consiste em exercícios que se assemelham  tecnicamente aos que serão executados na atividade posterior. 

Cuidar do vestuário também é importante. Vista roupas com tecidos que mantenham você aquecido, mas que sejam leves e confortáveis para não prejudicar nenhum dos seus movimentos. Dê preferência aos tecidos de algodão.

Se você for treinar ao ar livre lembre-se que quantidades significativas de água e de calor podem ser perdidas pelas vias respiratórias, especialmente, quando os volumes ventilatórios forem grandes. Procure manter-se bem hidratado.

De qualquer forma, a temperatura dentro da academia é sempre mais amena, o que facilita a prática de exercícios físicos, minimizando os efeitos decorrentes do frio. 

Não deixe de treinar no inverno, pois quando chegar o verão, você já estará no clima dos exercícios físicos e será bem mais fácil para manter o seu ritmo e curtir bons momentos com os amigos, a família...

Prof.Gil